A importância da autoestima




A autoestima pode afetar muito a qualidade de vida de uma pessoa. Afinal, por definição, ela é a forma como cada indivíduo se vê, o que pensa sobre si mesmo, sobre seu valor e como se percebe no mundo. Podemos dizer, dessa forma, que é uma autoavaliação, que pode ou não condizer com a realidade e com a forma como as demais pessoas nos veem.

Muito se fala em se ter uma autoestima elevada, pois nossos relacionamentos familiares, nossa vida social, nosso desempenho no trabalho e nossa saúde emocional acabam sendo afetados pela forma como nos vemos. E, em momentos como de isolamento social, por conta do Covid-19, é ainda mais importante manter-se positivo e confiante sobre si.

Há quem pense que que a autoestima começa a se formar na vida adulta, sendo acompanhada pelo amadurecimento, porém isso não é verdadeiro. A autoestima começa a se formar desde a nossa infância. Quando adultos, nossas experiências e fatores externos, como economia, política, educação e a pandemia mundial causada pelo Covid-19, por exemplo, podem afetar a forma como nos percebemos.

Por isso, vamos dar algumas dicas de como manter a autoestima sem se abalar durante esses períodos de quarentena:

1. Alimente-se bem

A alimentação causa grandes impactos, tanto na saúde física quanto emocional. Por isso, deixe as comidas rápidas de lado, não pule refeições, e prefira alimentos saudáveis. Seu corpo e sua mente vão agradecer.

2. Exercite-se em casa

O exercício físico traz muitos benefícios para o nosso corpo e para a nossa mente. Durante a prática, o fluxo de sangue em nosso cérebro aumenta, de forma que as substâncias presentes aumentam a nossa sensação de felicidade e bem-estar.

3. Tire o pijama e se arrume para trabalhar

Para quem continua trabalhando em home office, a dica é acordar pela manhã e trocar o pijama por roupas confortáveis, mas que estejam em um bom estado. Isso pode parecer pequeno, mas ajudará muito a você começar o dia com o pé direito.

4. Depois do expediente, cuide de você mesma

Depois do trabalho, um forte aliado para aumentar a sua autoestima nesse período de isolamento, é o autocuidado. Separe um tempo para você, cuide da sua pele, do seu cabelo, leia um livro que você gosta, assista a um filme.

E, lembre-se sempre: autoestima e saúde andam juntas!

Essas dicas foram úteis para você? Deixe um comentário!

Vanessa Gheno © 2018. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

ezgif.com-webp-to-png.png