top of page

Como cuidar da pele ao voltar para a rotina

Se readaptar a rotina do dia a dia após as férias nem sempre é fácil, porém é necessário. Acordar cedo, tomar café, ir ao trabalho são ações importantes e que também nos fazem bem. Estar em movimento é algo bom. Com a volta a rotina, entramos em contato com fatores como poluição e o estresse, que podem prejudicar e muito a nossa pele.

O estresse e a poluição são os principais fatores que mexem com a saúde da pele. Eles causam a oxidação das células, que gera um aspecto de pele envelhecida e cansada, prejudicando a firmeza e a elasticidade. Além de causar o aumento da produção das glândulas sebáceas, o que favorece o aparecimento de cravos e espinhas. Se você usa maquiagem, tirar todo o resíduo do produto a noite, antes de dormir é muito importante para a saúde da sua pele.

A nossa pele é protegida por uma barreira cutânea, que nada mais é do que um aglomerado de células de gordura, em sua maioria ceramidas. As células da nossa pele oxidadas, consomem do corpo defesas utilizadas para agentes internos e externos, como os raios do sol e possíveis problemas genéticos.

Atos simples podem danificar a barreira da pele:

- Má alimentação

- Menos de oito horas de sono;

- Banhos muito quentes;

- Ar condicionado;

- Esfoliação excessiva;

- Baixa umidade do ar.

Esses fatores prejudicam a barreira de proteção da pele, e acabam por causar problemas simples como um vermelhidão a mais complexos como diferentes tipos de dermatite.

Limpe sua pele todos os dias

Inicie lavando o rosto. Opte por um sabonete neutro ou específico para sua pele. Essa ação evita o acúmulo de partículas, que causam a obstrução dos poros. Após lavar o rosto, aplique uma solução micelar, ela é responsável por higienizar a pele do rosto, eliminando as impurezas sem agredir. Finalize com um hidratante específico para o seu tipo de pele.

Fique atento aos seus hábitos e se eles estão prejudicando a sua pele. Contate o dermatologista para entender o seu tipo de pele e os cuidados mais específicos que ela precisa para estar saudável sempre. Cuide de você!




bottom of page