
Durante a gravidez os cuidados com a saúde dobram, mas, além da maior atenção com a alimentação e com o uso de medicamentos, é preciso que as mamães tenham cautela na hora de escolher os cosméticos que serão aplicados na pele. Afinal, o corpo da mulher passa por transformações e uma delas é o aumento da capacidade da pele em absorver os produtos, que podem entrar na corrente sanguínea e prejudicar a formação e o desenvolvimento do bebê.
Para evitar esses problemas é preciso entender que os cosméticos, mesmos os naturais e os veganos, possuem componentes químicos em sua composição que devem ser evitados durante a gestação, pois entram na corrente sanguínea da mãe e podem ser transmitidos ao bebê pelo cordão umbilical. Entre os componentes que podem ser prejudiciais à saúde do seu bebê estão:
Ácido retinóico
Por conta do aumento hormonal, é comum que durante a gravidez a mulher perceba o surgimento de espinhas em sua face. Porém, antes de comprar cremes e loções para tratar a acne, é preciso conversar com um especialista, pois muitos produtos possuem o ácido retinóico, que pode causar problemas cardiovasculares, hepáticos e no sistema nervoso central do bebê.
Essa substância também está presente em cremes antirrugas e para evitar o envelhecimento da pele.
Ácido acetilsalicílico
Presente em muitos sabonetes, esfoliantes e cosméticos tonificantes, o Ácido acetilsalicílico, descrito em muitos produtos como BHA ou beta-hidroxi acid, ajuda a combater infecções e remover as células mortas da pele. Contudo, seu uso é contraindicado para grávidas, pois pode prejudicar a formação do feto e, dependendo da forma de uso, aumentar as chances de aborto.
Deseja cuidar da saúde da sua pele durante a gestação? Então, entre em contato! Eu posso indicar os tratamentos e os produtos certos para você usar sem se preocupar.
Comments