top of page

Câncer de pele: quais são os fatores de risco?



Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), mostram que o câncer de pele corresponde a 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil. A exposição excessiva aos raios solares é o principal fator de risco para o desenvolvimento dos tumores cutâneos. Contudo, existem outras condições que aumentam as chances de desenvolver a doença. Como:


Raios Ultravioleta (UV)


O sol é a maior fonte de raios UV, porém, existem outras fontes presentes no dia a dia das pessoas que podem causar o desenvolvimento de um tumor na pele, como lâmpadas solares e câmaras de bronzeamento artificial.


Pintas na pele


Nem todas as pintas são cânceres. Todavia, pessoas que possuem muitos sinais na pele apresentam um risco maior para o desenvolvimento de uma lesão tipo melanoma.


Pele clara


Pessoas brancas, com sardas e cabelos claros têm um risco maior de desenvolver um câncer de pele, quando comparado às pessoas negras, por exemplo. Isso porque, quando expostas aos raios UV, tendem a se queimar facilmente, causando lesões que podem evoluir para um tumor. No entanto, pessoas negras, mesmo que com uma probabilidade menor, também podem desenvolver a doença.

Histórico familiar


Aproximadamente 10% dos pacientes com um tumor na pele possuem parentes que sofreram com a doença. Assim, recomenda-se que pessoas com histórico familiar de um câncer de pele façam exames preventivos e evitem exposição aos raios UV.


Xeroderma pigmentoso


O xeroderma pigmentoso é uma doença genética que causa uma extrema sensibilidade à radiação ultravioleta. Essa condição costuma se manifestar na infância e, por conta dessa sensibilidade, aumenta os riscos do desenvolvimento de um tumor na pele.


Descobrir o tumor na pele em seus estágios iniciais é importantíssimo para aumentar as chances de cura. Por isso, caso você tenha notado alguma pinta diferente, tenha sofrido uma queimadura ou possua histórico familiar da doença, entre em contato e marque uma consulta. Eu poderei avaliar a sua pele e verificar a existência de alguma lesão.



Fontes:


bottom of page