top of page

Da limpeza à maquiagem: saiba qual é a ordem certa de cuidados com a pele

Mais do que nunca, estamos passando por uma fase em que manter uma pele hidratada, tonificada e sem manchas é prioridade das mulheres - e homens - no Brasil. Os últimos lançamentos das grandes marcas de cosméticos refletem essa alteração de comportamento: cremes com cor estão substituindo as bases de alta cobertura, séruns iluminadores estão cada vez mais populares e tratamentos para olheiras substituem o espaço destinado aos corretivos nas penteadeiras.

Essa tendência, que começou nas passarelas e está se espalhando pelas lojas de cosméticos, reflete uma onda de aceitação na sociedade, que pretende valorizar características individuais de cada pele. Além disso, substituir produtos pesados de maquiagem - que, muitas vezes, possuem fragrâncias químicas, sulfatos, parabenos e silicones, que podem ressecar a pele ou entupir os poros - podem estimular que os consumidores tenham mais atenção com as alterações da pele.

Mas com tantos produtos disponíveis no mercado, como saber quais deles são necessários para a minha pele? E, mais importante, qual é a ordem certa para aplicar os produtos? Seguir uma rotina é fundamental para garantir a eficiência do tratamento, já que uma etapa depende da outra. Confira:

Limpeza

Sabonetes ou géis de limpeza específicos para o seu tipo de pele (normal, oleosa, mista, seca, sensível, acneica e madura) são ideais para limpar sem remover a oleosidade natural da pele. Busque por produtos que retirem com intensidade os resíduos do cotidiano, como poeiras, resíduos de maquiagem e poluição.



Tonificação

O tônico facial é regular o pH da pele, que pode sofrer com influências externas ou até mesmo pelos produtos utilizados ao longo do dia. O tônico também ajuda a fazer uma limpeza profunda na pele, removendo a oleosidade e o brilho do rosto. Prefira versões sem álcool, pois a substância pode manchar a pele quando exposta ao sol ou ressecá-la demais. Produtos à base de extratos florais ou botânicos, além de equilibrar o pH, refrescam a pele e reduzem os poros.



Tratamentos

Máscaras faciais, peelings, séruns e esfoliações estão nesta etapa. Você não precisa fazer todos os tratamentos todos os dias, tudo depende do que você quer resolver na sua pele e da indicação do produto. Esfoliações, por exemplo, são ótimas para remover a pele morta, mas não devem ser realizadas mais que duas vezes por semana.



Hidratação

Devem ser para o dia, ou para a noite. De dia, é importante investir em cremes faciais de qualidade para o rosto e os olhos, para proteger a pele do rosto das luzes do computador, impacto do ar condicionado, poluição da rua e outros fatores que danificam a pele. Antes de dormir, é recomendado aplicar cremes de regeneração, indicados para agir durante longos períodos.



Proteger

Chegou a hora do protetor solar. Na hora de escolher o fator de proteção, deve-se considerar a sensibilidade de sua pele, onde está o sol e quanto tempo será a exposição. Normalmente, é indicado FPS 30 para o corpo e 50 para o rosto. Mesmo em dias nublados ou em ambientes fechados, a proteção é necessária.

Só então, a sua pele está preparada para receber a maquiagem. Essas etapas vão garantir um efeito mais natural, duradouro e hidratado durante todo o período. Mesmo assim, analise junto ao seu dermatologista os componentes presentes nos seus produtos, para evitar danos desnecessários.

Fonte: Revista Donna

bottom of page