Dermatologista, o responsável pelo maior órgão do corpo

Nossa pele compõe cerca de 15% do nosso corpo. É também o maior órgão, contendo de 1.5m a 2m. É ela que regula a temperatura corpórea, detecta os estímulos dolorosos e agradáveis, impede a entrada de substâncias externas no organismo e age como um escudo protetor contra os efeitos nocivos do sol.

Frequentemente temos a preocupação de buscar um médico para cuidar do coração, avaliar o colesterol, prevenir diabetes, dentre outras coisas. Porém, o profissional responsável pela saúde da pele, o dermatologista, muitas vezes é buscado somente em última instância, quando a situação já é grave demais.

A pele trata-se de uma área que está em constante risco, pois ela cobre todo o corpo e sofre lesões, exposição a bactérias e queimaduras o tempo todo. Além de cuidar da pele, também é responsabilidade da profissão cuidar de seus anexos - cabelo, pelos e unhas. Portanto, só o dermatologista pode garantir que tudo está de acordo com essas áreas.

É também função do dermatologista definir qual é o seu tipo de pele, indicando o melhor tratamento diário para ela. Ele poderá afirmar com categoria e propriedade se a pele é ou não seca, se ela é mista, contendo regiões mais secas e outras oleosas e por aí vai. Conheça mais sobre as especialidades tratadas aqui na Clínica:

Dermatologia clínica:

Tem como especialidade os tratamentos fisiopatológicos, desde tumores a infecções e inflamações, como a acne, por exemplo. Entre os tratamentos, estão: Diagnóstico e tratamento das doenças de pele; Rastreamento do Câncer de Pele - Dermatoscopia; Tratamento das lesões pré-neoplásicas; e Tratamento das desordens das unhas e cabelos.

Dermatologia cirúrgica:

É especializada em procedimentos diagnósticos, cirúrgicos, estéticos e oncológicos realizados na pele ou no tecido celular subcutâneo. Visa prevenir, restaurar e manter a saúde de sua pele, cabelo ou unhas. Realizamos retirada de nevos e pequenas lesões cutâneas, tratamento cirúrgico do câncer de pele e tratamento cirúrgico das unhas.

Dermatologia estética:

As novas tecnologias e a valorização da beleza são alguns dos fatores que fazem a dermatologia estética estar em alta. O dermatologista pode aplicar Toxina Botulínica, fazer preenchimento facial, tratamentos de laser, luz intensa pulsada, peelings, tratamento de cicatrizes de acne e melasma.