top of page

Espinhas: o que são, as principais causas e como evitar!



Espinhas surgem através de diversas causas, como a má alimentação e até mesmo o uso indiscriminado de suplementos. Questões hormonais também estão na lista de causas mais comuns, seja pelas mudanças no organismo que ocorrem na adolescência, o uso de anticoncepcionais ou outra alteração endócrina.


Por isso, quando as espinhas aparecem, o ideal é consultar um médico para investigar, saber de onde ela vem e a melhor forma de tratá-la. Neste artigo, você saberá como evitar espinhas com uma rotina de beleza adequada, além de uma série de informações úteis sobre a acne.


Os 5 tipos de Acne


Normalmente classificamos a acne entre espinhas internas e externas. No entanto, existem diversos tipos de acne caracterizados por graus de 1 a 5. Cada um deles possui também um nível de cuidados específico e devem ser diagnosticados com a ajuda de um dermatologista.


1. ACNE COMEDÔNICA

Também conhecida como Acne tipo 1, é a mais comum entre os tipos de espinhas no rosto. Normalmente é caracterizada pela presença de cravos nas regiões das bochechas, nariz e testa.


2. ACNE PÁPULO-PUSTULOSA

A acne de grau 2 é caracterizado pela presença de cravos e espinhas avermelhadas. Costumam ser aquelas que ficam inflamadas e deixam a região dolorida e em grande maioria, com pus.


3. ACNE NÓDULO-CÍSTICA

Também conhecida como espinha interna, a acne de grau 3 é aquela que demora um bom tempo até chegar à superfície da pele e geralmente são as mais doloridas.


4. ACNE CONGLOBATA

As espinhas de tipo 4 costumam ser as que deixam lesões consideravelmente grandes e, por isso, possuem uma tendência maior a deixar cicatrizes. Esse tipo de espinha também é caracterizado por produzir secreções.


5. ACNE FULMINANS

A acne de grau 5 é, sem dúvidas, a mais perigosa. Por se tratar de uma grande inflamação na pele, acabam causando mal-estar e até mesmo febre.


Como acabar com as espinhas?


Sem dúvida, é muito comum querer saber como evitar espinhas e acredite, existem uma série de dicas que podem ajudar consideravelmente no tratamento de acne:

ESTABELEÇA UMA ROTINA IDEAL DE CUIDADOS COM A PELE


Seja qual for a causa do aparecimento da acne, uma rotina de limpeza e cuidados é sempre bem-vinda. Usar os produtos indicados para seu tipo de pele ajuda até mesmo a prevenir o problema.


Para uma rotina ideal, nunca deixe de tirar a maquiagem.


bottom of page