Janeiro Roxo: mês de conscientização sobre a hanseníase


O Brasil concentra 90% dos casos de hanseníase da América Latina. Conhecida, por muitos anos, como lepra, a hanseníase é uma doença infecciosa, causada por uma micobactéria (Mycobacterium leprae) que entra no organismo através das vias respiratórias. Ela afeta, principalmente, a pele e os nervos das pessoas.

Estimativas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) mostram que, todos os anos, 30 mil brasileiros são infectados com a doença. Para conscientizar a população sobre a doença, que ainda é vista com muito preconceito, sobre seus cuidados e suas formas de prevenção, o Ministério da Saúde criou, no ano de 2016, a campanha de Janeiro Roxo.

É importante ressaltar que a doença possui um tratamento e a pessoa pode ser curada. Contudo, os danos podem ser irreversíveis, dessa forma, o diagnóstico e o acompanhamento médico são essenciais.


Sintomas da hanseníase


Os sinais e sintomas que a hanseníase manifesta, em sua maioria, são:

● Manchas mais claras, vermelhas ou mais escuras na pele;

● Alterações de sensibilidade, perda de pelos e ausência de transpiração;

● Dormência, perda de tônus muscular, retrações e incapacidades físicas;

● Em fases mais avançadas, podem ser observados caroços ou inchaços nas orelhas, mãos, cotovelos e pés.


Como prevenir a hanseníase?


A melhor forma de prevenir a hanseníase e seus efeitos é o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Além disso, a realização da vacina BCG pode ser indicada para as pessoas que tiveram contato com o paciente, visando uma melhora na resposta imunológica.


Como é o tratamento da hanseníase?


Como já mencionado, a doença é curável. Para isso, o paciente passa por um período de incubação, que varia entre três e cinco anos, e recebe um tratamento medicamentoso, chamado de poliquimioterapia.


#janeiroroxo #janeiroroxo2021 #lepra #hanseníase #sociedadebrasileiradedermatologia #sbd #dermatologistachapeco #medicadermatologistachapeco


Fontes:

https://www.sbd.org.br/noticias/janeiro-roxo-e-o-mes-de-conscientizacao-sobre-a-hanseniase/#:~:text=Janeiro%20Roxo%20%C3%A9%20o%20m%C3%AAs,hansen%C3%ADase%20%2D%20Sociedade%20Brasileira%20de%20Dermatologia

https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/hanseniase/9/

http://associacaopaulistamedicina.org.br/noticia/janeiro-roxo-mes-de-conscientizacao-e-combate-a-hanseniase

http://ces.saude.mg.gov.br/?p=7075

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/61hanseniase.html