O médico dermatologista é capacitado para realizar cirurgias de pele e unhas




A dermatologia é uma ciência ampla, que abrange várias áreas de atuação: clínica, cirurgia e estética. A parte clínica engloba o tratamento de doenças, como: psoríase, queda de cabelos, doenças fúngicas (pele, unhas), dermatites, vitiligo, acompanhamento de nevos (“pintas” ou sinais), rastreamento de lesões pré-neoplásicas, entre outras doenças. Na área estética, somos capacitados a realizar preenchimentos faciais, aplicação de toxina botulínica, peelings, lasers, microagulhamentos, correção de cicatrizes de acne, tratamento do envelhecimento da pele no geral, entre outros.


E a área cirúrgica?

É responsável por todo e qualquer procedimento realizado na pele ou no tecido subcutâneo, além do diagnóstico e tratamento de qualquer questão, seja estética ou clínica, através de técnicas cirúrgicas, cosmiátricas, oncológicas e reconstrutivas. Compreende vários procedimentos que visam o tratamento do câncer de pele, alterações ungueais (como a “unha encravada”), retirada das “pintas” ou sinais e cauterização de lesões selecionadas.


Mas o que caracteriza-se como um procedimento cirúrgico?

Qualquer tratamento que corte ou perfure a pele. Grande parte dos procedimentos dermatológicos são simples, minimamente invasivos, requerem

apenas anestesia local e o tempo de recuperação é curto. Mas, em casos mais complexos - como câncer de pele, por exemplo - o dermatologista tem habilidade e competência para realizar procedimentos cirúrgicos mais extensos, visando atingir a cura do paciente.


Por mais minimamente invasiva que seja, é essencial procurar um médico dermatologista para qualquer cirurgia que envolva a pele. Este profissional é submetido a um treinamento cirúrgico e clínico, para saber exatamente como agir em casos de risco ou complicações. Apenas o cirurgião dermatológico pode diagnosticar, indicar e executar com habilidade qualquer tratamento, desde o pré ao pós operatório.

Vanessa Gheno © 2018. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

ezgif.com-webp-to-png.png