top of page

Pele e Inverno: conheça os cuidados necessários



Amado por alguns, odiado por outros, o inverno é o período mais frio do ano, onde o ar apresenta índices baixos de umidade. Essa mudança de estação não altera somente as roupas que devemos vestir, mas, também, exige que tenhamos alguns cuidados com a saúde do nosso corpo, incluindo a nossa pele.

Você já notou que no inverno a sua pele fica com o aspecto mais seco e quebradiço? Isso ocorre por conta da diminuição da transpiração corporal neste período, aliado aos banhos mais quentes que acabam removendo a oleosidade natural da cútis. Assim, para evitar esse ressecamento, além de manter a pele saudável e bonita, é preciso realizar alguns cuidados básicos, como:


Manter a alimentação equilibrada


Assim como os demais órgãos, a pele é diretamente impactada pelos alimentos consumidos. Dessa forma, é importante manter uma alimentação balanceada e incluir legumes, hortaliças e frutas, como a laranja, a cenoura e o brócolis, por exemplo. Afinal, esses alimentos são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento cutâneo.


Consumir dois litros de água por dia


É comum que, durante o inverno, o consumo de água diminua muito. Contudo, isso é prejudicial para o organismo e, principalmente, para a pele. O indicado é que sejam ingeridos, no mínimo, dois litros de água por dia, de forma a manter todo o corpo hidratado. Caso você tenha dificuldade em tomar essa quantidade, uma dica importante é dividir os dois litros entre água e chás claros ou de frutas.


Evitar banhos longos e com água quente


Ninguém deseja tomar banhos frios no inverno, não é mesmo?! Todavia, a exposição à água quente acaba por irritar a camada de proteção da pele (manto hidrolipídico), causando o ressecamento e o aspecto craquelado. Portanto, o ideal é tomar banhos mornos e mais rápidos.


Aplicar cremes hidratantes

Outro cuidado importantíssimo no inverno é a aplicação de produtos hidratantes na pele. Assim, logo ao acordar e depois do banho, realize a aplicação dos cremes indicados para o seu tipo de pele.


Não esqueça do protetor solar


Muitas pessoas pensam que, por conta da menor exposição ao sol, não é necessário realizar a aplicação dos filtros solares durante o inverno. Entretanto, mesmo que pareça menor, a radiação solar está presente em todas as estações e pode causar danos na pele, como o envelhecimento precoce, queimaduras e, até mesmo, o desenvolvimento de um câncer de pele.


Essas dicas foram úteis para você? Espero que sim! Caso queira saber mais informações, entre em contato e marque uma consulta!



Fontes:



bottom of page