Quer deixar seu cabelo crescer? Confira 5 dicas!

Transitar de um cabelo curto para um comprido pode ser difícil. Alguns cabelos demoram para crescer e sofrem com pontas duplas, ressecamentos e quebras. Este fator é definido, principalmente, pela genética, mas alguns hábitos podem ser prejudiciais para a força dos fios.

Se o seu objetivo é ter um cabelo rapunzel, é necessário ter paciência: um comprimento na altura da cintura demora, em média, entre 4 a 5 anos para crescer, já que o cabelo cresce cerca de um centímetro por mês. Mas alguns cabelos podem parar de desenvolver após atingir certo comprimento, devido a alterações nutricionais, doenças crônicas e envelhecimento capilar. Algumas dicas podem ajudar neste processo:

1 - Corte as pontas a cada três meses:

Muitos dizem que é mito, mas cortar o cabelo com frequência é essencial para manter a saúde dos fios. Isso acontece porque o nosso cabelo tende a se tornar quebradiço, ressecado e com pontas duplas, o que enfraquece as fibras e favorece o enfraquecimento. Ao cortar as pontas, é possível eliminar este cabelo danificado e manter o corte alinhado sem tirar muito comprimento.

2- Dê uma pausa na química e no uso de ferramentas de calor

Você faz procedimentos químicos ou tem o hábito de fazer penteados com chapinha ou babyliss? Se o seu objetivo é deixar os fios crescerem, então é bom abandonar essas práticas por um tempo. Quando usadas excessivamente, elas fazem com que o cabelo quebre e perca a aparência saudável. Prefira estilizar o seu cabelo com tranças e coques, que não agridem os fios.

3- Faça massagens no seu couro cabeludo

Sem exageros e com cuidado para não machucar, massageie o seu couro cabeludo durante o banho. Use a ponta dos dedos e faça movimentos circulares por toda a extensão da cabeça. O couro cabeludo é uma região muito vascularizada, portanto, aumentar o fluxo sanguíneo da região proporciona muitos benefícios, entre eles, crescimento mais rápido.

4- Cuidado ao passar máscaras e condicionadores

Por mais que estes produtos sejam essenciais para manter o brilho dos fios, eles jamais podem ser aplicados na raiz. Além de causar oleosidade, eles obstruem os poros, o que interfere na passagem sanguínea e afeta consideravelmente o crescimento e a saúde dos fios.

5- Verduras e legumes devem fazer parte da alimentação

Nossa alimentação faz toda a diferença, principalmente no que diz respeito a nossa pele, cabelos e unhas. Portanto, mantenha uma dieta rica em vitaminas do complexo B, selênio e zinco.

Se mesmo com essas dicas, seu cabelo não está atingindo os resultados esperados, agende uma consulta. O atendimento dermatológico é fundamental para diagnosticar e tratar qualquer condição que esteja afetando a saúde de seus fios.


Vanessa Gheno © 2018. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

ezgif.com-webp-to-png.png