top of page

Saúde e emoções: qual a relação entre a saúde emocional e a pele?


Aquela espinha que surge no dia em que você possui um compromisso importante, manchas na pele, fios de cabelo caindo com frequência e suor excessivo. Esses são alguns dos problemas de pele que podem estar relacionados com o seu psicológico.

Estima-se que 30% das doenças de pele são causadas por distúrbios emocionais. Dessa forma, sentimentos como perda, tristeza, ansiedade e estresse, podem desencadear ou agravar certas condições no tecido. Isso ocorre, pois, existe uma conexão entre a pele e o sistema nervoso, afinal, ambos derivam do mesmo folheto embrionário, a ectoderme, e são afetados pelos mesmos hormônios e neurotransmissores.

Outra situação muito comum é a saúde emocional ser afetada por conta do estado em que a pele se encontra naquele período. Um exemplo são as pacientes que sofrem com acne e começam a apresentar, ou agravar, sintomas de depressão, de baixa autoestima e de ansiedade.

Entre as doenças de pele agravadas ou mantidas pelas emoções alteradas, as mais frequentes são:

Vitiligo: caracterizada por manchas brancas, de tamanho variável;

Psoríase: os sintomas variam conforme o organismo do paciente, mas, geralmente, consistem em manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas, pele ressecada e rachada, coceira, queimação, dor, entre outros;

Eczema: apresenta vários tipos de lesões, podendo ser aguda, subagudo ou crônico. Em sua fase aguda, aparecem lesões com marcas avermelhadas e pequenas bolhas de água;

Acne: as lesões se desenvolvem, geralmente, na face, mas podem aparecer, também, nas costas, nos ombros e no peito.


Para evitar essas situações, é essencial tentar manter um equilíbrio emocional e conversar com especialistas, como um médico dermatologista, para avaliar e iniciar o tratamento correto para cada tipo de doença, evitando maiores complicações.



Fontes:

bottom of page