top of page

Campos de atuação da dermatologia



A pele é o maior órgão do corpo humano, contendo de 1.5 m a 2 m. Para cuidar de toda essa extensão, existe a especialidade médica denominada Dermatologia, que ajuda a manter a pele, o cabelo e as unhas dos pacientes sempre saudáveis.

Dessa forma, nós, médicos dermatologistas, atuamos em cinco campos, classificados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em: Dermatologia Clínica e Preventiva, Dermatologia Cosmiátrica, Dermatologia Cirúrgica e Dermatologia Oncológica. Cada uma dessas áreas possui cuidados e procedimentos específicos, visando a saúde e bem-estar do paciente. Então, se você percebeu alguma irregularidade no seu corpo, mas não sabe se deve procurar um dermatologista, continue a leitura!


Doenças das unhas


Unha encravada, onicomicose, unhas frágeis, inflamações e infecções ao redor das unhas e tumores ungueais são algumas das condições tratadas pela especialidade dermatológica chamada onicologia. Essas condições alteram o dia a dia dos pacientes e acabam por interferir em sua autoestima. Por isso, caso perceba qualquer irregularidade nas suas unhas, o médico dermatologista deve ser consultado!


Dermatologia Clínica


Por sua vez, a dermatologia clínica abrange todos os aspectos que atingem a pele e seus anexos, como o diagnóstico e o tratamento das doenças de pele, o rastreamento do Câncer de Pele (Dermatoscopia), o tratamento das lesões pré-neoplásicas e o tratamento das desordens das unhas e do cabelo.


Dermatologia Cirúrgica


Como o nome mesmo explica, a dermatologia cirúrgica consiste em procedimentos clínicos ou estéticos, como retirada de nevos e de pequenas lesões cutâneas, tratamento cirúrgico do câncer de pele e tratamento cirúrgico das unhas.


Dermatologia Cosmiátrica


A dermatologia cosmiátrica tem como finalidade a manutenção da beleza e a melhora da aparência da pele, do cabelo e das unhas. Entre os procedimentos podemos citar a aplicação da toxina botulínica, a depilação a laser, o peeling, os tratamentos cicatrizes de acne e das manchas do melasma.

Dermatologia Oncológica


Por fim, a dermatologia oncológica trata do câncer de pele, sendo responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção deste tipo de patologia.


Deseja saber mais sobre a atuação de uma médica dermatologista e como ela pode te ajudar? Então, marque uma consulta!


bottom of page