top of page

Cosméticos orgânicos, veganos e naturais: quais as diferenças?



Os cosméticos orgânicos, veganos e naturais estão ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras dos brasileiros, prometendo alternativas para quem busca uma vida mais natural, saudável e livre de testes em animais. Contudo, por ser um mercado recente e em ascensão, é comum que dúvidas surjam na hora de decidir qual o melhor produto e qual se adequa aos seus desejos.

Entre os principais questionamentos está a diferença entre um produto e outro. Pensando nisso, eu separei algumas informações sobre cada um dos tipos. Continue a leitura e entenda!

Cosméticos orgânicos: o que são?

Independentemente do tipo do produto, os cosméticos orgânicos são aqueles que possuem como matéria-prima ingredientes naturais e sustentáveis, livres de agrotóxicos e demais agentes químicos. A concentração obrigatória varia entre 30 a 95%, conforme o cosmético produzido.

Agora, se você deseja aderir aos cosméticos orgânicos, pode ficar atenta aos selos e certificações de empresas como Ecocert, IBD, Natrue e USDA, que devem estar presentes nas embalagens.

Cosméticos veganos: o que são?

Por sua vez, os cosméticos veganos são aqueles que não possuem ingredientes de origem animal, como mel, colágeno, etc. É importante lembrar que se um produto é vegano, não significa que é natural, afinal pode ser totalmente sintético e não utilizar produtos de origem animal.

Outro fator importantíssimo para se ter atenção é o selo Cruelty-free. Esse termo inglês remete aos produtos “livres de crueldade”, ou seja, que não são testados em animais. Porém, isso não significa que ele é vegano, de forma que é necessário ficar atento a todos os selos e certificações que devem estar presentes nas embalagens.

Cosméticos naturais: o que são?

Já os cosméticos naturais são aqueles que precisam, necessariamente, ter 95% da composição de origem natural, como flores, por exemplo. Os 5% restantes podem ser ingredientes sintéticos ou orgânicos, mas não devem possuir Parabenos, Petrolatos, Triclosan, Mercúrio, Óleo mineral, Hidroquinona, PEGs, Imidazolidinyl Urea, Diazolidinyl Urea, Lauril Sulfato de Sódio, Lauril Éter Sulfato de Sódio, BHA, BHT e Silicone.

Agora que você já sabe a diferença entre os produtos, que tal entender o que é o pH dos produtos para cabelo? Clique aqui e confira meu artigo especial sobre o que é esse indíce. (colocar link)


bottom of page