Melasma: o que é, como prevenir e como tratar




Melasma é uma condição em que manchas escuras e irregulares aparecem na pele. Geralmente, as manchas se formam no rosto, em áreas como as maçãs do rosto, testa, nariz e buço, mas, também, podem se desenvolver em outras áreas, como braços, pescoço e ombro. As mulheres costumam ser as mais afetadas, porém, também pode se manifestar em homens.

Vários fatores podem causar o desenvolvimento dessas manchas na pele, como genética, hormônios, uso de anticoncepcionais, gravidez ou exposição ao sol. Como não há uma causa específica, você deve estar se perguntando como pode se prevenir contra as manchas e eu respondo para você: a melhor forma de prevenir o surgimento do melasma é proteger a pele contra os raios solares, aplicando filtros solares, mesmo que o dia esteja nublado ou chuvoso.

Tratamento para o melasma

Existem muitas opções de tratamento que prometem resolver o problema, porém, é preciso ter alguns cuidados, pois, caso o procedimento não seja realizado da maneira correta, ou seja inadequado para o paciente, poderá agravar ainda mais as manchas. Assim, é importante consultar um dermatologista, que realizará o diagnóstico e indicará o melhor procedimento para tratar as manchas.

As principais formas de tratamento são:

● Fotoproteção: pessoas afetadas pelo melasma devem ter ainda mais cuidados com a exposição ao sol. É indicado que usem diariamente filtros solares de alta proteção;

● Aplicação de cremes: para auxiliar no processo de remoção das manchas, os cremes mais utilizados são à base de hidroquinona, ácido glicólico, retinóico e azeláico, porém, somente com a aplicação dos ativos, o processo de clareamento da pigmentação pode demorar meses ou anos;

● Peelings: esse é um dos procedimentos mais indicados para o clareamento da mancha, isso porque ele atinge as camadas mais profundas da pele. Existem diferentes tipos e técnicas, mas a escolha deve ser determinada pelo especialista;

● Laser: utilizando formas de energia luminosa, os especialistas conseguem auxiliar no processo de tratamento do melasma, porém, é preciso que o procedimento seja realizado por um dermatologista, para evitar erros e o agravamento.

#melasma #tratamentomelasma #prevensaomelasma #dermatologia

Fonte: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/melasma/13/#:~:text=Melasma%20%C3%A9%20uma%20condi%C3%A7%C3%A3o%20que,ser%20vista%20tamb%C3%A9m%20em%20homens.

Vanessa Gheno © 2018. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

ezgif.com-webp-to-png.png