top of page

PH de produtos para cabelo, o que são?




Cuidar dos nossos cabelos vai além da higienização e da hidratação dos fios, é preciso conhecer os produtos que são aplicados e o nível do potencial hidrogeniônico (pH) que eles possuem. Porém, esse assunto gera muitas dúvidas, afinal poucas pessoas entendem realmente o que é e os efeitos do pH no cabelo. Por isso, preparei este artigo para responder algumas das dúvidas mais comuns. Continue a leitura e entenda!

O que é o pH?

O pH é um índice que indica o quanto uma substância é alcalina, ácida ou neutra, com uma escala que varia entre 1 a 14. Quando falamos no pH natural do cabelo, este varia entre 4,5 e 5,5, de forma que é necessário observar essa taxa antes da aplicação dos produtos, pois quando o nível está adequado para o nosso tipo de cabelo, as madeixas ficam mais limpas, evitando o desenvolvimento de fungos e bactérias no couro cabeludo. Porém, quando o pH é muito alto, os produtos podem causar irritações no couro cabeludo, por conta do seu nível de agressividade.

Qual o pH indicado para o shampoo?

Em geral, os shampoos apresentam o pH entre 6 e 7, variando conforme o objetivo do produto. Assim, caso você procure um produto que limpe, mas sem agredir, o índice deve estar entre 5 e 6,5. Contudo, caso você procure um shampoo que realize uma limpeza mais profunda, este terá um pH mais elevado para abrir as cutículas dos fios, limpar e remover os resíduos.

Qual o nível de pH para o condicionador?

Diferente do shampoo, os condicionadores devem possuir um pH baixo, ou seja, entre 3,5 e 4,5. Isso porque eles irão selar as cutículas do cabelo, abertas durante a lavagem com o shampoo. Além disso, é importante que esses produtos apresentem ativos hidratantes em sua composição. Deseja saber mais sobre o pH dos produtos e como eles agem no nosso cabelo? Deixe sua dúvida nos comentários que eu responderei para você!

bottom of page