top of page

Rosácea: o que é, causas, diagnóstico e tratamento




Rosácea é uma doença vascular inflamatória da pele, caracterizada pela vermelhidão, pelo desenvolvimento de espinhas e pela maior percepção dos vasos sanguíneos, principalmente, na zona central da face. Essa condição se manifesta, geralmente, em adultos entre 30 e 50 anos, com mais frequência em mulheres. Contudo, também pode ocorrer em homens, onde o quadro tende a ser mais intenso, com o aumento gradual do nariz por conta da dilatação dos folículos (rinofima).

Além da vermelhidão, os pacientes podem apresentar outros sinais, como nódulos no local, deformação do nariz e alterações oculares.


Causas da rosácea


As causas dessa doença ainda não são, completamente, conhecidas. Acredita-se que exista uma predisposição do organismo da pessoa, aliada ao histórico familiar e a participação de um ácaro normal da pele (Demodex folliculorum).


Diagnóstico da rosácea


Ao perceber os sintomas e qualquer alteração na pele, é importante procurar um médico para investigar as causas e realizar o diagnóstico correto. Para isso, o especialista irá observar a situação do tecido e poderá solicitar biópsias e exames de sangue para confirmação.


Tratamento da rosácea


Não existe uma cura para a rosácea, o tratamento ajuda a controlar os sintomas e evitar que a doença evolua. Assim, dependendo do quadro, o médico poderá orientar o uso de sabonetes adequados, protetor solar e a administração de medicamentos antimicrobianos. Contudo, outros medicamentos e procedimentos, como o laser ou a luz pulsada podem ser indicados conforme o grau, a fase e o organismo do paciente.


Realizar o diagnóstico logo na primeira fase da doença é importantíssimo para evitar a evolução e o agravamento dos sintomas. Portanto, caso você tenha percebido alterações na sua pele, entre em contato e marque uma consulta. Eu poderei avaliar o seu quadro e indicar o tratamento correto.



Fontes:


bottom of page