Sequelas dermatológicas pós-Covid: como a doença afeta a pele?


Há mais de um ano o mundo sofre os impactos do vírus SARS-Cov-2 (Covid-19). Mesmo com as vacinas produzidas, os pesquisadores, ainda, investigam os efeitos e o comportamento dessa doença no organismo das pessoas infectadas, que podem apresentar sintomas considerados leves e graves. Contudo, mesmo após enfrentar o ciclo da doença, os pacientes podem sofrer sequelas a longo prazo, é a chamada Síndrome Pós-Covid. Essa condição atinge, principalmente, mulheres entre 25 e 60 anos.

Uma das sequelas mais comuns entre os pacientes está o comprometimento pulmonar, porém, também foram registrados casos de sequelas dermatológicas. As duas mais comuns são:


Lesões na pele


Já se tem conhecimento que, mesmo não sendo comum, alguns pacientes desenvolvem lesões cutâneas, em diferentes locais do corpo, quando infectados pelo vírus da Covid-19. Contudo, mesmo que tratados e curados do vírus, essa condição pode perdurar. Entre as lesões mais comuns estão: manchas, vermelhidão, coceira, bolhas, urticárias e erupções na pele, parecidas com as do sarampo e da rubéola.


Queda de cabelo


Estima-se que um em cada quatro pacientes sofram com a queda de cabelo depois ou durante o tratamento contra a Covid-19. Estudos ainda estão investigando as causas desta queda, mas, uma possibilidade é a associação com o Eflúvio Telógeno, condição já conhecida na medicina, onde há uma queda acentuada do número de fios diários, que pode ser tratada por um especialista.


É importante entender que essas condições são temporárias, mas podem necessitar de um tratamento específico, principalmente no caso das lesões na pele. Dessa forma, é essencial procurar um especialista que poderá investigar se as causas estão mesmo relacionadas ao vírus, realizar o diagnóstico e indicar o tratamento correto. Você passou pelo tratamento da Covid-19? Percebeu lesões, manchas na pele ou uma queda maior dos fios de cabelo? Então, entre em contato e marque uma consulta!


Fontes:

https://saude.abril.com.br/medicina/coronavirus-pode-fazer-o-cabelo-cair/

https://www.bbc.com/portuguese/geral-53654692

https://coronavirus.saude.mg.gov.br/blog/189-coronavirus-pele

https://www.bbc.com/portuguese/geral-56345005

https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/doencas-e-problemas/efluvio-telogeno/56/

http://www.santalucia.com.br/noticias/quais-as-manifestacoes-da-covid-19-na-pele-e-como-identifica-las/

https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/as-manifestacoes-do-coronavirus-na-pele/

https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2021/02/diabetes-e-outros-problemas-surgem-como-sequelas-de-longo-prazo-da-covid.shtml