Carnaval: cuide da sua pele



Para alguns o carnaval é uma época de festas, para outros de descanso… Neste ano, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, muitas cidades adiaram ou cancelaram as festas de rua, para evitar aglomerações. Com isso, as viagens e as atividades ao ar livre estão entre as alternativas dos brasileiros para aproveitar os dias. Contudo, mesmo sendo um feriado diferente, uma coisa permanece igual: a necessidade de cuidar da saúde da nossa pele! Pensando nisso, eu separei algumas dicas de como manter os cuidados com a pele, seja descansando em casa ou praticando atividades ao ar livre.

Lembre-se do protetor solar


O mês de fevereiro faz parte do verão brasileiro, por isso, a incidência solar é maior. Assim, lembre-se de usar chapéus e de aplicar o protetor solar no corpo, inclusive nos pés, evitando queimaduras e, até mesmo, o desenvolvimento de um câncer de pele.

Agora, se você vai ficar em casa, não pense que pode ficar sem aplicar esse importante produto, pois, as luzes artificiais também podem prejudicar a saúde da pele, principalmente do rosto.


Hidratação


Manter o corpo hidratado também é essencial para evitar problemas de saúde e na pele, afinal, transpiramos mais e precisamos repor essa água. Dessa forma, não esqueça de beber, no mínimo, dois litros de água por dia e aplicar cremes hidratantes em todo o corpo, evitando ressecamentos.


Cuidado pós-praia


Agora, se você irá descansar na praia, é importante evitar a exposição solar entre às 10h e 16h, pois este é o horário com maior radiação UVB, principal causadora do câncer de pele. Além disso, procure tomar um banho refrescante quando voltar para casa, assim você removerá o suor e a areia da pele, combinação que pode causar micoses.

E então, quais são os seus planos para o feriado de carnaval, viagem ou descanso em casa? Caso você vá viajar, saiba que o cloro e a água salgada podem prejudicar, também, o seu cabelo e eu explico como salvar as madeixas em meu artigo Verão: salve seus cabelos da água salgada e tratada!

#verao #carnaval2021 #cuidadoscomapele #cuidadoscomapelecarnaval #dermatologista #dermatologistachapeco #dicasdedermatologista


Fontes:

https://www.sbd.org.br/noticias/proteja-a-sua-pele-cabelos-e-unhas-durante-o-carnaval/

https://www.nsctotal.com.br/noticias/carnaval-2021-feriado-brasil-covid-19

https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/prevencao-e-saude/palavra-especialista/cuidados-com-a-pele-no-verao

https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/carnaval-x-pele-conheca-os-cuidados-que-voce-deve-ter-com-rosto-e-corpo-antes-e-depois-do-feriado_a3889/1